Psicologia e Terapia Infantil

PSICOLOGIA E TERAPIA INFANTIL

A terapia infantil precisa compreender a criança em sua totalidade para além do momento da sessão terapêutica que a criança está no consultório em atendimento clínico.

O desenvolvimento infantil engloba todos os contextos em que a criança está inserida, sendo os dois mais relevantes os pais e a escola. A família é o primeiro fator de proteção da criança e a escola é grande parceira nesse processo, sendo o segundo registro de desenvolvimento emocional e começo do exercício de socialização da criança. Assim, a participação dos pais no processo terapêutico dos filhos e o contato com a escola são necessários no trabalho clínico com as crianças, ampliando a visão da queixa que é foco terapêutico.


O primeiro contato acontece com os pais (ou responsáveis) para conhecimento inicial do mundo da criança e da família. Delineia-se um planejamento inicial do processo terapêutico, pois a necessidade e a frequência da orientação parental, das sessões com a criança e do contato com a escola podem variar.



Para conhecer mais, conecte-se



Voltar

Conecte-se