parallax background
DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A educação não é a preparação para a vida, é a própria vida.

- John Dewey

Ao entender a vida como um processo de aprendizagem, compreendemos que é na rotina que encontramos oportunidades para o desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais,

como empatia, resiliência, iniciativa, flexibilidade, colaboração, criatividade, planejamento, resolução de problemas, autocontrole, pensamento crítico, tomada de decisão, solução de problemas, entre outros. São habilidades que podem ser aprendidas, praticadas e ensinadas. A criança desenvolve tais habilidades ao longo do seu crescimento, se relacionando com os pais, educadores, amigos, com o atendente da padaria da esquina, com o vigilante da escola. É o desenvolvimento de pessoas que saibam se relacionar socialmente e, ao mesmo tempo, cuidar-se individualmente, pessoas que aprendam com a diversidade e que considerem a razão e a emoção como igualmente importantes, desenvolvendo todas as competências necessárias para se relacionar consigo, com o outro e com o entorno. De acordo com o relatório da UNESCO, as habilidades necessárias para as crianças do século XXI podem ser divididas em quatro âmbitos: “aprender a conhecer”; “aprender a fazer”; “aprender a conviver” e; “aprender a ser”. Este, o principal conceito que integra os três anteriores. “Aprender a ser” compreende a aprendizagem como o desenvolvimento de um processo de alfabetização psíquica, facilitando o desenvolvimento da inteligência emocional, onírica, simbólica e relacional, proporcionando o desenvolvimento de habilidades necessárias para construir relacionamentos saudáveis, lidar com problemas familiares, encontrar as próprias potencialidades. (Delors, 1998).


Quer aprender sobre o desenvolvimento infantil?


Se você:

É psicólogo, psiquiatra ou trabalha na área de educação, inscreva-se no curso: Desenvolvimento infantil para além das fases do desenvolvimento: como desenvolver habilidades relacionar nas crianças?


Saiba mais e conecte-se



Tem filho(s) e quer aprender como você pode educá-lo participando do processo de desenvolvimento dessas habilidades?


Conecte-se aqui



É pedagogo, educador, coordenador de uma escola? Gostaria de aprimorar o desenvolvimento de habilidades relacionais nos seus alunos?


Fique por dentro e conecte-se



Quer bater um papo, tirar uma dúvida?
bia@anabeatrizchamati.com.br

Conecte-se